Notícias

65 anos – Inauguração do complexo Languiru no Shopping Lajeado coroa programação de aniversário

18/11/2020

No dia em que completou 65 anos, 13 de novembro, a Cooperativa Languiru inaugurou oficialmente um grande empreendimento no Vale do Taquari. O complexo com Supermercado, Farmácia, Agrocenter e Agrocenter Máquinas no Shopping Lajeado marca um novo momento. Os pronunciamentos de autoridades e lideranças valorizaram a importância econômica e social da cooperativa.

Solenidade de inauguração contou com descerramento de placas no Supermercado, na Farmácia e na loja Agrocenter (Foto: Paloma Griesang)
(Foto: Paloma Griesang)
(Foto: Éderson Moisés Käfer)

 

Emocionado

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, abriu os discursos agradecendo a presença de todos. “Estou emocionado pelo prestígio e reconhecimento à Languiru. Assumimos uma cooperativa ‘quebrada’ há 20 anos, e graças à credibilidade que resgatamos, os agentes financeiros apostaram no nosso projeto e hoje estamos aqui, no melhor momento da cooperativa.”

Entre outros números, valorizou a estimativa de crescimento de 25% para o faturamento bruto em 2020, apesar da pandemia, alcançando R$ 1,8 bilhão; e a previsão de R$ 150 milhões em geração de impostos. Ainda valorizou a diversidade de negócios, a agregação de valor à matéria-prima produzida pelos associados e a geração de empregos, com aproximadamente dois funcionários para cada associado com produção. “Quando se tem o ciclo completo da cadeia produtiva, com indústrias para agregar valor à matéria-prima, é necessária considerável mão de obra”, disse, valorizando que a inauguração no shopping é mais um importante passo no modelo de diversificação de negócios, “apresentando um novo conceito”.

 

Orgulho

 

Representando o Governo Federal, o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, destacou a origem da Languiru, “famílias que com o associativismo buscavam uma melhor condição de vida”. Afirmou que a Languiru é motivo de orgulho para o Vale do Taquari e para o Rio Grande do Sul pela sua dimensão e capacidade de vencer desafios com diversificação, empenho e uso de tecnologia, defendendo que o cooperativismo acredita nas pessoas e respeita quem produz. “Cada homem, cada mulher que passou por aqui, os que hoje fazem parte, os que virão, fazem a grandeza da Languiru.”

 

Efeito econômico

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enalteceu a superação de desafios. “A Languiru passou por momentos de dificuldade, mas com persistência e capacidade de trabalho da sua gente, superou as adversidades e é hoje uma cooperativa sólida e reconhecida. A Languiru possibilita o sustento de diversas famílias, é motivo de orgulho, inspira e dá confiança para o futuro do Estado”, considerou. Afirmou também que o empreendimento inaugurado é um importante gerador de empregos. “A Languiru desempenha importante papel econômico. Tem no cooperativismo a condição de garantir a compra e agregação de valor à matéria-prima, e leva o produto gaúcho a diversos países. Merece nosso reconhecimento e nosso trabalho para facilitar a vida de quem, como a Languiru, empreende e gera riquezas”.

Comitiva estadual liderada pelo governador Eduardo Leite visitou instalações e conferiu in loco a tecnologia do QR Code das embalagens do Leite Languiru Origem (Foto: Leandro Augusto Hamester)

 

Perseverança

 

O vice-presidente do Senado, Lasier Martins, destacou que a participação de diversas autoridades no evento demonstra o respeito e admiração à Languiru. “Comemorar 65 anos não é para qualquer empreendimento, longevidade com prosperidade e significado. A Languiru está ‘na boca da população’, não apenas no sentido figurado de alimento, mas também de prestígio, respeitabilidade e confiabilidade”, apontou. Destacou ainda a perseverança na produção de alimentos, sustentáculo da economia gaúcha. “É um ramo que não tem erro, podem haver crises, mas a reabilitação será natural, pois ninguém vive sem alimentos. É um setor que garante empregabilidade e produção de qualidade. Em momentos de crise é preciso criar, e é criando que a Languiru tem ido adiante.”

 

Inovação e investimentos

 

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, destacou que a Languiru é uma das gigantes da produção de alimentos e oferta de serviços no Estado. “Toda essa dimensão é fruto do trabalho sério, da eficiência produtiva e também de uma gestão competente”, ponderou. Agradeceu ainda à Languiru por manter investimentos mesmo em um período de instabilidade econômica. “Vocês são exemplo de inovação, empreendedorismo e valores muito importantes .”

 

Projeto estadual

 

Levando em consideração a filosofia cooperativa e participação em iniciativas sociais e de desenvolvimento das comunidades, durante o evento a Languiru assinou protocolo de intenções que formaliza a parceria da cooperativa com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. Entre as diversas atividades que poderão ser realizadas, a primeira será a capacitação de jovens em vulnerabilidade social em Centros da Juventude mantidos pela Secretaria na área de culinária.

Languiru assinou protocolo de intenções que formaliza a parceria da cooperativa com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (Foto: Éderson Moisés Käfer)

 

Auxílio pecúlio

 

A Languiru também anunciou que ampliará o auxílio pecúlio, medida autorizada pelo Conselho de Administração. O valor deve ser em média cinco vezes maior que o anterior, sem custo direto ao associado. O custeio mensal, junto à seguradora, para o associado com Cartão Azul ou Verde, válido e regular, é feito integralmente pela cooperativa. Dependentes poderão participar com custeio próprio e valores facilitados mediante inscrição no Departamento Técnico. A medida foi assinada e oficializada na cerimônia.

 

Intercooperação

 

Ainda foi oficializada nova parceria de negócios entre Languiru e Cotrijal. O projeto de intercooperação prevê a industrialização de carne suína e de frango com a marca da Cotrijal, fortalecendo o sistema cooperativo. “É o início de um projeto que vai gerar ótimos frutos”, destacou o presidente da coirmã, Nei César Manica.

Bayer vê com otimismo a ampliação das parcerias. “Esperamos inspirar outras cooperativas a se unirem para que o cooperativismo continue ajudando a desenvolver o país.”

Oficializada parceria de negócios entre Languiru e Cotrijal: projeto de intercooperação prevê a industrialização de carne suína e de frango com a marca da coirmã com sede em Não-Me-Toque (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Outras autoridades e lideranças que também prestigiaram a solenidade de inauguração foram o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Junior; o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke; o deputado federal Alceu Moreira; o deputado estadual Edson Brum; o secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; o presidente da Associação de Municípios do Vale do Taquari, Celso Kaplan; além de lideranças políticas, empresariais e do agronegócio estaduais, regionais e municipais.

 

 

TEXTO – Paloma Griesang e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.