Notícias

65 anos – Inauguração do complexo Languiru no Shopping Lajeado coroa programação de aniversário

18/11/2020

No dia em que completou 65 anos, 13 de novembro, a Cooperativa Languiru inaugurou oficialmente um grande empreendimento no Vale do Taquari. O complexo com Supermercado, Farmácia, Agrocenter e Agrocenter Máquinas no Shopping Lajeado marca um novo momento. Os pronunciamentos de autoridades e lideranças valorizaram a importância econômica e social da cooperativa.

Solenidade de inauguração contou com descerramento de placas no Supermercado, na Farmácia e na loja Agrocenter (Foto: Paloma Griesang)
(Foto: Paloma Griesang)
(Foto: Éderson Moisés Käfer)

 

Emocionado

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, abriu os discursos agradecendo a presença de todos. “Estou emocionado pelo prestígio e reconhecimento à Languiru. Assumimos uma cooperativa ‘quebrada’ há 20 anos, e graças à credibilidade que resgatamos, os agentes financeiros apostaram no nosso projeto e hoje estamos aqui, no melhor momento da cooperativa.”

Entre outros números, valorizou a estimativa de crescimento de 25% para o faturamento bruto em 2020, apesar da pandemia, alcançando R$ 1,8 bilhão; e a previsão de R$ 150 milhões em geração de impostos. Ainda valorizou a diversidade de negócios, a agregação de valor à matéria-prima produzida pelos associados e a geração de empregos, com aproximadamente dois funcionários para cada associado com produção. “Quando se tem o ciclo completo da cadeia produtiva, com indústrias para agregar valor à matéria-prima, é necessária considerável mão de obra”, disse, valorizando que a inauguração no shopping é mais um importante passo no modelo de diversificação de negócios, “apresentando um novo conceito”.

 

Orgulho

 

Representando o Governo Federal, o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, destacou a origem da Languiru, “famílias que com o associativismo buscavam uma melhor condição de vida”. Afirmou que a Languiru é motivo de orgulho para o Vale do Taquari e para o Rio Grande do Sul pela sua dimensão e capacidade de vencer desafios com diversificação, empenho e uso de tecnologia, defendendo que o cooperativismo acredita nas pessoas e respeita quem produz. “Cada homem, cada mulher que passou por aqui, os que hoje fazem parte, os que virão, fazem a grandeza da Languiru.”

 

Efeito econômico

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enalteceu a superação de desafios. “A Languiru passou por momentos de dificuldade, mas com persistência e capacidade de trabalho da sua gente, superou as adversidades e é hoje uma cooperativa sólida e reconhecida. A Languiru possibilita o sustento de diversas famílias, é motivo de orgulho, inspira e dá confiança para o futuro do Estado”, considerou. Afirmou também que o empreendimento inaugurado é um importante gerador de empregos. “A Languiru desempenha importante papel econômico. Tem no cooperativismo a condição de garantir a compra e agregação de valor à matéria-prima, e leva o produto gaúcho a diversos países. Merece nosso reconhecimento e nosso trabalho para facilitar a vida de quem, como a Languiru, empreende e gera riquezas”.

Comitiva estadual liderada pelo governador Eduardo Leite visitou instalações e conferiu in loco a tecnologia do QR Code das embalagens do Leite Languiru Origem (Foto: Leandro Augusto Hamester)

 

Perseverança

 

O vice-presidente do Senado, Lasier Martins, destacou que a participação de diversas autoridades no evento demonstra o respeito e admiração à Languiru. “Comemorar 65 anos não é para qualquer empreendimento, longevidade com prosperidade e significado. A Languiru está ‘na boca da população’, não apenas no sentido figurado de alimento, mas também de prestígio, respeitabilidade e confiabilidade”, apontou. Destacou ainda a perseverança na produção de alimentos, sustentáculo da economia gaúcha. “É um ramo que não tem erro, podem haver crises, mas a reabilitação será natural, pois ninguém vive sem alimentos. É um setor que garante empregabilidade e produção de qualidade. Em momentos de crise é preciso criar, e é criando que a Languiru tem ido adiante.”

 

Inovação e investimentos

 

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, destacou que a Languiru é uma das gigantes da produção de alimentos e oferta de serviços no Estado. “Toda essa dimensão é fruto do trabalho sério, da eficiência produtiva e também de uma gestão competente”, ponderou. Agradeceu ainda à Languiru por manter investimentos mesmo em um período de instabilidade econômica. “Vocês são exemplo de inovação, empreendedorismo e valores muito importantes .”

 

Projeto estadual

 

Levando em consideração a filosofia cooperativa e participação em iniciativas sociais e de desenvolvimento das comunidades, durante o evento a Languiru assinou protocolo de intenções que formaliza a parceria da cooperativa com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. Entre as diversas atividades que poderão ser realizadas, a primeira será a capacitação de jovens em vulnerabilidade social em Centros da Juventude mantidos pela Secretaria na área de culinária.

Languiru assinou protocolo de intenções que formaliza a parceria da cooperativa com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (Foto: Éderson Moisés Käfer)

 

Auxílio pecúlio

 

A Languiru também anunciou que ampliará o auxílio pecúlio, medida autorizada pelo Conselho de Administração. O valor deve ser em média cinco vezes maior que o anterior, sem custo direto ao associado. O custeio mensal, junto à seguradora, para o associado com Cartão Azul ou Verde, válido e regular, é feito integralmente pela cooperativa. Dependentes poderão participar com custeio próprio e valores facilitados mediante inscrição no Departamento Técnico. A medida foi assinada e oficializada na cerimônia.

 

Intercooperação

 

Ainda foi oficializada nova parceria de negócios entre Languiru e Cotrijal. O projeto de intercooperação prevê a industrialização de carne suína e de frango com a marca da Cotrijal, fortalecendo o sistema cooperativo. “É o início de um projeto que vai gerar ótimos frutos”, destacou o presidente da coirmã, Nei César Manica.

Bayer vê com otimismo a ampliação das parcerias. “Esperamos inspirar outras cooperativas a se unirem para que o cooperativismo continue ajudando a desenvolver o país.”

Oficializada parceria de negócios entre Languiru e Cotrijal: projeto de intercooperação prevê a industrialização de carne suína e de frango com a marca da coirmã com sede em Não-Me-Toque (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Outras autoridades e lideranças que também prestigiaram a solenidade de inauguração foram o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Junior; o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke; o deputado federal Alceu Moreira; o deputado estadual Edson Brum; o secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; o presidente da Associação de Municípios do Vale do Taquari, Celso Kaplan; além de lideranças políticas, empresariais e do agronegócio estaduais, regionais e municipais.

 

 

TEXTO – Paloma Griesang e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.