Notícias

5ª Estrela Multifeira – Cooperativa fortalece relação com a comunidade regional

19/09/2017

Entre os dias 06 e 10 de setembro o Porto de Estrela, às margens do Rio Taquari, recebeu a 5° Estrela Multifeira – Feira de Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços, Cultura, Turismo e Esporte, evento promovido pela Prefeitura de Estrela e que atraiu em torno de 42 mil pessoas.

Entre as atrações, a disputa da 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Motonáutica, com lanchas que atingiram, em média, 160km/h no circuito oval de aproximadamente 300m; a Exposição de Carros e Motos Antigos, que contou com 243 veículos oriundos de 36 cidades; e muita música, principalmente espaço para bandas locais divulgarem seus trabalhos, com destaque para o show nacional da banda gaúcha Nenhum de Nós.

Área Comercial divulgou mix de produtos lácteos, industrializados e cortes de frango e de suínos (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Outro setor da feira que registrou grande público foi dedicado às agroindústrias familiares, onde 31 produtores comercializaram mais de 40 diferentes alimentos coloniais, como queijos, salames e doces de frutas.

 

Feira comercial

 

Um dos destaques do evento esteve por conta da feira, que reuniu múltiplos setores da economia regional, além de incentivar o turismo, proporcionando momentos de lazer, entretenimento e integração. No pavilhão coberto, mais de 90 espaços foram ocupados por indústrias de produtos químicos e alimentação animal, comércio de calçados, confecções, assessórios, móveis, materiais de construção e decoração, suprimentos de informática, colchoaria e chocolates artesanais.

A Languiru esteve representada pela Área Comercial, que realizou a divulgação do mix de produtos lácteos, industrializados e cortes de carnes de frango e de suínos. No estande foi realizada degustação da linguiça de carne suína (salsichão), de bebidas lácteas e do Chocolan. O público recebeu toda a atenção de supervisores de venda e de vendedores. “A feira estava bem organizada e serviu para mostrar que a cooperativa é parceira das comunidades da região. Muitos clientes elogiaram a qualidade dos produtos da Languiru”, comentou o representante comercial terceirizado, José Carlos Klock.

Visitantes puderam degustar a linguiça de carne suína (salsichão), bebidas lácteas e o Chocolan

Na área externa, 33 estandes divulgaram e comercializaram máquinas e equipamentos agrícolas, ordenhadeiras, sistemas de energia solar, carros, caminhões e piscinas. A cooperativa também esteve presente com estande conjunto do Agrocenter Languiru com as Rações Languiru. No espaço, os visitantes conferiram máquinas e equipamentos da Claas, bem como a linha de rações produzidas na Fábrica de Rações, localizada em Estrela. “Aproveitamos esta feira regional para prospectar negócios e ter contato direto com os associados. Nota-se que eles gostam de ver a participação da cooperativa nesses eventos”, observou o vendedor externo do Agrocenter Languiru, Marcelo Sulzbach. “A Multifeira foi muito importante para divulgar os produtos da cooperativa e reforçar a parceria com os associados, uma vez que recebemos dezenas de produtores em nosso estande”, complementou o representante comercial terceirizado das Rações Languiru, Sérgio Rosolen.

Associados da cooperativa também participaram com a exposição de gado leiteiro, entre eles os produtores Paulo Birck, Danilo Wilfing, Roberto Scherer e Pedro Collet, todos de Estrela.

 

Eventos técnicos

 

A programação da feira também reservou atividades com perfis acadêmico e técnico, como mostra de iniciação científica, reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e rodada de negócios do Sebrae.

Estande conjunto do Agrocenter Languiru com as Rações Languiru

Nessa programação, destaque para simpósio destinado à cadeia produtiva do leite, realizado no dia 08 de setembro com a participação de lideranças regionais ligadas ao setor, entre elas o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer. O evento reuniu produtores de leite e comunidade para tratar dos desafios enfrentados pelo setor, oportunizando debate sobre os aspectos socioeconômicos da cadeia produtiva.

Bayer abordou o tema “Situação e perspectiva mundial e brasileira do leite”, enaltecendo a importância do setor à economia e à sociedade, especialmente no Vale do Taquari. “Somos uma região diferenciada, com destaque no agronegócio. É notória a importância do produtor rural, mas esses trabalhadores do campo não têm recebido o devido valor. Muitos subsídios e benefícios conquistados pela categoria estão sendo modificados ou até descontinuados”, frisou.

Outro ponto destacado pelo presidente da Languiru tratou dos volumes de importação de leite em pó do Uruguai, situação que atinge diretamente a cadeia produtiva local. “Estamos tendo alguns avanços nessa negociação com o Governo do Estado e Federal, mas precisamos seguir vigilantes. Paralelamente a isso, é imprescindível que sejam criadas campanhas de incentivo ao consumo de leite, um alimento completo, rico em cálcio e vitamina D”, justificou, acrescentando que o leite movimenta a economia de um modo em geral. “Ação que pode contribuir para o desenvolvimento do setor é o incremento do mix de produtos derivados do leite, agregando valor à matéria-prima e indo além do leite longa vida. As indústrias precisam se adaptar a isso.”

Presidente Dirceu Bayer palestrou em simpósio destinado à cadeia produtiva do leite (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Por fim, Bayer procurou motivar os produtores presentes, explicando que as crises são um ciclo e, depois de superadas, consolidam as empresas e trabalhadores melhor preparados. “Assim como as indústrias, os produtores também precisam se profissionalizar. A Languiru estimula os seus produtores a permanecerem na atividade, produzindo com eficiência e qualidade. Unidos, vamos fortalecer a cadeia leiteira”, concluiu.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.