Notícias

14º Encontro das Mães Associadas – “Cuide de você para poder cuidar das pessoas que mais ama”

23/05/2018

“As mulheres precisam reconhecer a sua força, celebrar a vida, a saúde, a conquista, a família, um mundo de infinitas possibilidades. Todas nós contamos com um poder ilimitado dentro da gente. Nove entre dez mulheres não se amam, não se respeitam, e isso é um índice muito alto. Precisamos olhar para dentro da gente, elevarmos nossa autoestima, nos aceitarmos.” Essas são palavras da especialista em Inteligência Emocional, terapeuta comportamental, consultora, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Sônia Mara do Nascimento, convidada especial para o 14º Encontro das Mães Associadas da Cooperativa Languiru.

Evento reuniu aproximadamente 350 mulheres, entre associadas, esposas, filhas, noras e mães de associados da Languiru, além de diretores da cooperativa (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O evento ocorreu no dia 22 de maio e reuniu cerca de 350 pessoas, entre associadas, esposas, filhas, noras ou mães de associados residentes em propriedades com produção para a cooperativa teutoniense. Em workshop musical “Empoderamento Feminino”, Sônia, acompanhada de banda, abordou temas como a felicidade, a autoestima e a gratidão.

 

Valorizando a vida

 

Natural do interior de Fontoura Xavier, filha de agricultores, Sônia reside, atualmente, no município de Encantado. Na sua breve apresentação, fez questão de valorizar a família e sua gratidão à medicina e a Deus, lembrando o câncer e o transplante de medula, realizado em agosto de 2017. “A gratidão é o sentimento mais lindo do ser humano. Quando sentimos gratidão, automaticamente sentimos amor. As pessoas que sentem amor, não reclamam da vida, não ruminam a dor e o pensamento negativo. Sinta gratidão por estar vivo, pela família, por ter uma cama, por ter comida. Seja grato pelo trabalho e inclusive pelos desafios que tiver. Esteja no comando da sua vida e decida pelo que faz bem”, frisou.

Não faltaram a água quente e a erva-mate para o chimarrão

Intercalando com músicas da banda, a interação com as mulheres da plateia foi constante e contagiante. Muitas palmas, empolgação, sorrisos, gargalhadas e até lágrimas de emoção. O Salão Social da Associação dos Funcionários da Languiru, especialmente preparado para receber o público feminino, foi tomado pela energia e pela inspiração, com danças, coreografias e muito calor humano. Mulheres de todas as idades, juntas, aplaudindo e se divertindo. O frio da manhã logo perdeu espaço e os casacos já não foram mais necessários.

Especialista em Inteligência Emocional e terapeuta comportamental, palestrante Sônia Mara do Nascimento

Despidas da timidez, cada uma das falas da palestrante pareceu fazer todo o sentido para as mulheres presentes. “Não deixe de viver e de se divertir pensando no que os outros vão falar. O amor não julga, é livre de interesses, é bondoso. É preciso, primeiro, amor na sua relação com você mesmo, pois não conseguimos amar ao outro se não amarmos a nós mesmos”, disse, aproveitando a letra da música de Jota Quest, interpretada pela banda que lhe acompanha: “vamos amar no presente, vamos cuidar mais da gente, vamos pensar diferente, porque daqui só se leva o amor”.

Entre outras citações, Sônia também deu dicas para uma vida mais leve, valorizando o “hoje” e as experiências do passado, cuidando da saúde para um futuro melhor. “Alimentar-se bem e cuidar da saúde é pensar no futuro; perdoar é seguir em frente; viva o aqui, o agora, o daqui para frente. Cuide de você para poder cuidar das pessoas que mais ama, e isso não é egoísmo. A felicidade é tão simples que pode escapar pelos dedos, não está em coisas, está em você, em estado de espírito”, alertou.

Em momento de introspecção, que nomeou como “Jornada de gratidão”, a palestrante promoveu breve meditação. Falou das mudanças necessárias e surpresas ao longo da vida, como sua perda de cabelo no tratamento contra o câncer. “Toda mudança tem solução, por mais impactante que seja. Todas as mudanças são para melhor e vêm para nos fortalecer. Viva os diversos papéis da mulher com plenitude, não se abandone, não se afaste de você, se olhe no espelho e se ame, se aceite, pois o espelho jamais irá te julgar”, afirmou.

Muita descontração e experiências compartilhadas entre mulheres de diferentes idades

Por fim, deixou algumas sugestões: “Empodere-se da mulher que você é, da sua vida; tenha fé, um estímulo essencial, isso gera otimismo e alegria; estimule a sua positividade, pense e sinta o positivo; pratique alguma atividade física, algo que goste; fique perto de pessoas amigas, que te coloquem para cima, que façam você sorrir, e seja também essa pessoa alegre; pare de se comparar e reclamar; perdoe, pois você merece paz, perdoar é um ato de grandeza; dedique um tempo a você; olhe e orgulhe-se da sua história; faça as pazes com o masculino, façam juntos, façam a diferença; viva intensamente e não desista de sonhar. Se tudo isso fizer sentido para vocês, façam e sejam felizes.”

Palestrante Sônia e sua banda esquentaram a manhã de baixas temperaturas no Salão Social da Associação dos Funcionários da Languiru

 

Positividade na Languiru

 

Anterior à palestra de Sônia, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, fez a saudação inicial, agradecendo a presença de todos, falou do cenário econômico e do momento positivo vivido pela cooperativa. “O encontro das mães associadas é uma programação especial, que atrai positividade. A vida é tão bonita e devemos pensar positivo”, afirmou, enaltecendo o papel das mulheres. “Devemos valorizar todo esse potencial, e a Languiru estimula cada vez mais a participação das mulheres, queremos o envolvimento do público feminino na tomada de decisões da Languiru, pois sabemos da sua capacidade. Hoje, cerca de 20% dos nossos associados são mulheres, mas queremos e trabalhamos para aumentar essa representatividade”, disse, mencionando lideranças femininas já atuantes na Languiru e em outras entidades.

Cuca e sua respectiva receita foi distribuída na saída do evento, juntamente com outras lembranças e vale-desconto

Nesse contexto, abordou o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, que estimula as famílias a permaneceram com as suas atividades no meio rural, instigando novas culturas e opções de negócios dos associados com a Languiru. “Hoje contamos com o Cartão Verde, além do tradicional Cartão Azul, uma ferramenta de fidelização e valorização do quadro social produtivo, que oferece uma série de benefícios aos associados”, disse, mencionando a inclusão do cultivo do milho e de hortifrúti. “Assim, ampliamos a matriz produtiva dos nossos associados, indo além do leite, aves e suínos. Tudo isso nos permite comemorar o bom desempenho da Languiru, apesar do cenário econômico de dificuldade, neste momento especialmente para o setor de carnes e, no período anterior, na cadeia produtiva do leite. Apesar disso tudo, valorizamos o fato de que mais de R$ 7 milhões retornaram aos associados da cooperativa em sobras e remuneração do capital social, fruto do trabalho e da dedicação de todos no último exercício. Continuem confiando na Cooperativa Languiru, que possui um futuro promissor”, frisou.

 

Dia dedicado às mulheres

 

Num dia em que as mulheres da Languiru optaram em sair da rotina na propriedade rural para compartilhar experiências e viver um dia especialmente preparado para elas, numa justa homenagem da cooperativa, a programação ainda contou com estande da Ervateira Natumate para saborear o chimarrão, almoço com sobremesa, atendendo sugestão delas em eventos anteriores, distribuição de lembranças e vale-desconto para as sessões de calçados e confecção feminina nos Supermercados Languiru do Bairro Languiru e de Poço das Antas, espaço para fotos e para as crianças.

A surpresa do desfile esteve na participação do presidente Dirceu Bayer e sua esposa Gisela na abertura da passarela, vestindo as camisas da dupla Gre-Nal

O Setor de Recursos Humanos da cooperativa também preparou mensagem especial pelo Dia das Mães e a empresa Farinhas Santa Inês distribuiu cuca com a sua respectiva receita ao final do evento.

Logo após o almoço, ainda ocorreu o tradicional desfile de modas do Setor de Confecções e Calçados do Supermercado Languiru do Bairro Languiru, cujos modelos foram os próprios colaboradores e familiares da loja de Teutônia. O público conferiu a moda outono/inverno como casacos, blusas, calças e botas. A surpresa do desfile esteve na participação do presidente Bayer e sua esposa Gisela na abertura da passarela, vestindo as camisas da dupla Gre-Nal, ele com a tricolor do Grêmio e ela com a vermelha do Inter.

Desfile apresentou moda outono/inverno, como casacos, blusas, calças e botas

“O dia de hoje certamente ficará guardado no coração e na memória das mães e associadas da Languiru. Que possamos ter mais momentos como este, valorizando as pessoas e o cooperativismo na sua essência, que é o que nos move diariamente na Languiru”, concluiu a gerente executiva de controladoria da cooperativa, Carla Gregory, agradecendo ainda aos demais patrocinadores do evento.

 

Dia C

 

O 14º Encontro das Mães Associadas foi inscrito pela Languiru no Dia de Cooperar 2018, o Dia C, um movimento de responsabilidade social que prevê iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais. O evento da cooperativa teutoniense contou com o apoio de Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que coordena as atividades do Dia C no Rio Grande do Sul.

Tradicional desfile de modas do Setor de Confecções e Calçados do Supermercado Languiru do Bairro Languiru, cujos modelos foram os próprios colaboradores e familiares da loja de Teutônia

O Dia C, que em 2018 completa cinco anos de atuação nacional, já faz parte, inclusive, da agenda estratégica do Sistema OCB e reforça o propósito do movimento SomosCoop: tornar o cooperativismo brasileiro mais conhecido pela sociedade e despertar o orgulho naqueles que já fazem da cooperação uma prática diária.

Somente em 2017, mais de dois milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas do Dia C de aproximadamente 1,6 mil cooperativas, desenvolvidas por mais de 120 mil voluntários, em todas as regiões do país.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.