SOBRE A LANGUIRU

 

O Século 20 representou a concretização da colonização no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Antes disso, grupos de imigrantes europeus haviam desembarcado no Vale do Taquari, enfrentando adversidades que a natureza lhes impunha. A lida no campo era árdua, a produção escassa e as dificuldades de comercialização dos produtos excedentes das propriedades eram enormes.

Diante desse cenário, um grupo de pequenos agricultores fundou em 13 de novembro de 1955 a Cooperativa Languiru, no então município de Estrela, atualmente município de Teutônia, no Rio Grande do Sul. Os imigrantes europeus, na sua maioria de origem germânica, tinham por atividade principal a exploração das lavouras e a criação de aves, suínos e gado leiteiro. O objetivo da exploração era o sustento da família e eventuais sobras eram comercializadas para pequenas casas comerciais que, em troca, forneciam os alimentos e insumos não disponíveis nas propriedades.

Com o passar do tempo, o volume de produção e as dificuldades de comercialização foram aumentando. A agregação de valor à matéria-prima era, além de um objetivo, uma necessidade dos produtores na década de 1950 e representou o marco do crescimento do Vale do Taquari.

Considerando as dificuldades de comercialização dos produtos excedentes nas propriedades dos agricultores, aliado ao processo econômico exploratório que havia se instalado pelos comerciantes da região em relação à aquisição dos produtos agropecuários, um grupo de 174 agricultores deu origem à Cooperativa Languiru.

Atuante nos segmentos de aves, suínos, embutidos, laticínios, rações, varejo e postos de combustíveis, a Languiru está entre as maiores cooperativas de produção do Estado, ocupando o 2º lugar no ranking do Rio Grande do Sul. Tudo isso é fruto de muito empenho e dedicação de associados e colaboradores, aliado à eficiência produtiva e ao trabalho de gestão, com o envolvimento das comunidades em que a Languiru está presente e a credibilidade conquistada junto aos consumidores, com a oferta de produtos de qualidade.

Essa é a grande "Família Languiru."

Obrigado pela visita!

Todos os direitos reservados à Cooperativa Languiru | SAC: 0800 51 5453 | sac@languiru.com.br
Attitude