RESPONSABILIDADE SOCIAL

Comunidade

A integração com a comunidade regional e o estímulo a diferentes modalidades de esporte sempre foram evidenciados pela Cooperativa. A Languiru acredita que o esporte, o lazer e a cultura são fatores determinantes na formação e bem estar das pessoas. Além desses fatores, a inclusão social de jovens vem sendo fortalecida e incentivada.

Para tal, a Languiru tem apoiado projetos como times de voleibol do Colégio Martin Luther, de Estrela; equipes de atletismo do Colégio Teutônia, de Teutônia; Escolinha de Futebol Juventus, de Teutônia; equipe de futsal ASTF, de Teutônia; entre outros.

Com o quadro de colaboradores, diversas atividades são desenvolvidas, envolvendo esses com familiares e comunidade. Os principais sãos a competição esportiva Intersetores, Baile de Casais, Festa Natalina, Semana Interna de Prevenção de Acidentes com Show de Talentos, lembrança por ocasião do Dia do Trabalho, cartão de aniversário e presente de final de ano.

Também a profissionalização, além de necessidade da empresa, é um direito dos colaboradores. Diversos programas de capacitação técnica e comportamental são desenvolvidos continuamente, com treinamentos, cursos, viagens de estudo, visitas técnicas e bolsas de estudo.

Meio Ambiente

A Languiru desenvolve diversas ações na área ambiental, as quais buscam otimizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Cooperativa. Vale sempre destacar que a Languiru busca trabalhar continuamente com o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental, permitindo que a Cooperativa e seus associados continuem se desenvolvendo, mas de uma forma sustentável.

Recebe destaque a instalação de moderna estação de tratamento de efluentes no novo Frigorífico de Suínos. Automatizada, a estação recebeu investimento de mais de R$ 2 milhões e atende todas as exigências legais, inclusive contribuindo para a segurança dos funcionários e possibilitando o reaproveitamento de parte do efluente final. Na unidade industrial também há o aproveitamento de grande parte da água da chuva, com o recolhimento para cisterna e sua utilização na lavagem de caminhões e manutenção e limpeza do pátio.

Anualmente também são realizadas atividades já consolidadas pela Cooperativa, como a coleta das embalagens de agrotóxicos dos produtores e associados, feita em parceria com outras empresas; e a utilização do Selo Carbono Neutro nos produtos da Indústria de Laticínios, fornecido pelo Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, da cooperativa coirmã Certel Energia, que visa neutralizar as emissões de gases de efeito estufa. Para tanto, a Cooperativa realiza o plantio de árvores ou compensa mantendo áreas de vegetação nativa intactas, ações que neutralizaram toneladas de CO2 da indústria.

Neste contexto ainda se enquadram a coleta de resíduos infectantes dos incubatórios, das unidades produtoras de leitões e do matrizeiro da Cooperativa, assim como a coleta anual de lâmpadas de todas as unidades produtivas.

O sistema de tratamento de efluentes da Indústria de Laticínios foi ampliado, atendendo as ampliações da indústria. No Frigorífico de Aves recentes investimentos possibilitaram melhorias e a instalação de nova caldeira, o que otimiza a geração de vapor e controla de forma mais adequada as emissões atmosféricas provenientes dessa atividade.

O florestamento, com plantio de milhares de mudas de árvores exóticas para futura utilização na queima nas caldeiras das unidades produtivas, é outra iniciativa socioambiental da Languiru, aliado ao monitoramento da vegetação exótica e nativa já existente nas propriedades da Cooperativa.

Nesta mesma linha de consciência ambiental, a Languiru contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade que a cerca, realizando palestras sobre questões ambientais em escolas e participando de projetos como o Revive Boa Vista, iniciativa da Parceiros Voluntários de Teutônia que visa conscientizar para a separação de resíduos e controle da qualidade da água do Arroio Boa Vista, auxiliando na coleta de resíduos e no plantio de mudas de árvores nativas às margens do arroio que atravessa o município.

Todos os direitos reservados à Cooperativa Languiru | SAC: 0800 51 5453 | sac@languiru.com.br
Attitude