btnBusca
Noticias
Languiru e associados reconhecidos como destaques da economia de Teutônia
Representantes da Cooperativa Languiru receberam quatro troféus no 7º Prêmio Destaques da Economia de Teutônia

Representantes da Cooperativa Languiru receberam quatro troféus no 7º Prêmio Destaques da Economia de Teutônia (Foto: Valdir I. Schardong)

Um momento de reconhecer quem investe, trabalha e gera emprego em Teutônia. Assim pode ser definida a 7ª edição do Prêmio Destaques da Economia de Teutônia – ano base 2012. A entrega das láureas ocorreu na noite do dia 23 de maio, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, com a presença de empresários, produtores rurais e autoridades, além de representantes das empresas parceiras do evento promovido pela Administração Municipal de Teutônia.

O prefeito Renato Airton Altmann parabenizou a todos que contribuem e que já contribuíram para o crescimento de Teutônia. “Não se mede um município pelo tamanho de sua população, mas pela sua qualidade de vida”, afirmou. Fazendo referência ao 32º aniversário de emancipação, comemorado no dia 24 de maio, disse ser um momento oportuno para a reflexão e para planejar, dividindo os méritos dos excelentes índices que Teutônia alcançou com toda a população.

 Languiru premiada

Anualmente a Cooperativa Languiru está entre as empresas premiadas, e nesta edição foi laureada em quatro oportunidades. Na categoria Produtores Rurais, a Unidade Produtora de Leitões (UPL), de Linha Germano, ficou em 1º lugar, com o Matrizeiro, de Linha Harmonia, ocupando o 3º lugar. Na categoria Empresarial Geral, a Cooperativa Languiru ficou em 5º lugar. Já na categoria Empregos, a Languiru é a 4ª com o maior número de funcionários em Teutônia.

No quesito Produtor Rural, dos 30 premiados, considerando a UPL e o Matrizeiro em 1º e 3º lugares, respectivamente, outros 22 associados da cooperativa estiveram entre os laureados. Além disso, a associada Nadir Röhsig Lagemann, com produção de aves em Linha Harmonia, também recebeu o prêmio Destaque Crescimento – maior crescimento na produção primária.

Confira os demais associados da Languiru premiados:

4º lugar – Ricardo Gerson Altmann – produtor de aves – Linha Harmonia e Várzea;

5º lugar – Valério Gehm – leite, aves e suínos – Linha Leopoldina;

6º lugar – Adelar Riva – leite e aves – Linha Frank;

7º lugar – Itoni Weber Brune – suínos e aves – Linha Frank;

8º lugar – Airton João Horn – leite e suínos – Linha Wink;

9º lugar – Nadir Röhsig Lagemann – aves – Linha Harmonia;

10º lugar – Solange Gehm Müller – aves, suínos e leite – Linha Leopoldina;

11º lugar – Darci Antônio Fell – leite – Linha Wink;

13º lugar – Francisco Schaeffer – leite e suínos – Linha Germano;

14º lugar – Silberto Eggers – aves – Linha Catarina;

15º lugar – Raul Henrique Zang – leite e suínos – Linha Clara;

16º lugar – Cedenir Schneider – leite – Linha Wink;

17º lugar – Clairton Martin Lamb – leite e aves – Linha Germano;

18º lugar – Adriano Lagemann – leite e suínos – Linha Frank;

20º lugar – Danilo Aloisius Hauschild – suínos e leite – Linha São Jacó;

21º lugar – Adriano Brochier – aves – Linha São Jacó;

22º lugar – Maurício Welp – aves, suínos e leite – Linha Harmonia;

26º lugar – Elmo Feine – leite, suínos e aves – Linha Clara;

27º lugar – João Amaro Fritsch – leite e suínos – Linha Germano;

28º lugar – Sandra Anete Tiggemann – aves – Linha Catarina;

29º lugar – Valdir Antenor Bayer – aves e leite – Bairro Boa Vista;

30º lugar – Elmo Leopoldo Stapenhorst – leite e aves – Linha Welp.

 Crescimento

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, se disse muito feliz com o reconhecimento dado à cooperativa e aos seus associados. “Estes prêmios são motivo de grande comemoração e refletem o crescimento da Languiru e de seus associados. O fato de termos a grande maioria de associados premiados entre os maiores produtores rurais do município reflete que a cooperativa e seu quadro social crescem juntos. Tudo isso é fruto da dedicação e dos investimentos realizados, revertendo em altos índices de produção e qualidade na matéria-prima e no produto final.”

Para Bayer, os troféus comprovam a decisão acertada do projeto de reestruturação da cooperativa. “Estamos no caminho certo e temos a convicção de que a Languiru é, de fato, uma das potências do cooperativismo gaúcho da atualidade. O trabalho está focado na satisfação dos produtores associados, colaboradores e mercado consumidor”, avaliou.

Manutenção dos jovens no campo

O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, igualmente mostrou-se satisfeito com o desempenho da cooperativa e de seu quadro social. “Integrar esta premiação dos Destaques da Economia de Teutônia é reflexo do trabalho realizado pela Languiru perante seu associado. Foram feitos muitos investimentos ao longo dos últimos anos, e hoje contamos com uma Languiru nova e moderna, assim como os associados também têm investido nas suas propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento da economia de Teutônia e região.”

Conforme Kreimeier, os resultados desta premiação também refletem a permanência do jovem no campo. “Percebe-se que muitos dos produtores rurais premiados são jovens que permaneceram na propriedade da família. É o investimento dando frutos”, concluiu.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Veja Mais
Programa de Sucessão Familiar - Jovens e filhos de associados da Languiru avaliam indicadores das atividades na propriedade
btnsLerMaisNoticiabtnsVerTodasNoticia
Cooperativa Languiru credenciada a utilizar selo da agricultura familiar
btnsLerMaisNoticiabtnsVerTodasNoticia
imgRdp
rodapeBaixo